Cãominhada

Cãominhada é um projeto de voluntariado para passeios com cães que estão a espera de adoção.

Cancelamento dos projetos de fim de semana da Cãominhada (a partir de ago/19)

A ONG Instituto Melhor Amigo,, formada por passeadores e voluntários da DVZ (Divisão de Vigilância de Zoonoses do município de São Paulo), tem como missão principal divulgar os animais e o trabalho de voluntariado dentro da DVZ – COSAP, entre outras atividades.

Segue um breve histórico dos projetos realizados junto à DVZ: em 2009, depois de uma grande manifestação e mobilização de ONGs, protetores e sociedade civil, foram feitas várias reivindicações, pois a situação da instituição (na época denominada Centro de Controle de Zoonoses – CCZ) era grave; algumas reivindicações foram atendidas, outras, não, mas foram criados vários projetos de voluntariado: Cãominhada (2009), Banho e Tosa (2009), Projeto de Sociabilização dos cães com histórico de mordedura (2011), Acupuntura (2015), entre outros.

Depois de um acidente que aconteceu com um funcionário no início de junho de 2019, a DVZ suspendeu todos os projetos de finais de semana e solicitou aos voluntários a requalificação dos projetos, demanda que foi atendida em duas semanas. Depois de dois meses, o voluntariado foi surpreendido com a notícia de que os projetos haviam sido cancelados. Segundo a DVZ e COSAP, teria ocorrido uma mudança de perfil dos animais e por isso os responsáveis técnicos não conseguiriam acompanhar os projetos nos finais de semana, a saber:

  1. Cãominhada: Atende aproximadamente 140 cães e entre 25 e 30 munícipes (passeadores que fazem a inscrição através do link http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=22090) por domingo; ela acontece dentro das dependências da DVZ (antigo CCZ).
    • O passeio é a forma mais completa de sociabilização; além de promover o exercício físico, sociabiliza os animais com diferentes pessoas, sendo recomendado inclusive para os adotantes, pois isso facilita na adoção, já que o animal está acostumado com o passeio.
    • Vários animais já foram adotados por passeadores, voluntários, e muitos animais durante o trabalho dos projetos do voluntariado melhoraram o comportamento sensivelmente. Em sua grande maioria, durante o passeio eles apresentam um comportamento tranquilo e relaxado, e estão mais preocupados em cheirar, fazer suas necessidades, rolar na grama, receber carinho, passeando muito bem na presença de outros. Relatos de passeadores que adotaram cães da DVZ podem ser encontrados em http://facebook.com/institutomelhoramigo.
  2. Banho e Tosa: 5 animais, duas vezes por mês.
  3. Acupuntura: 8 animais, duas vezes por mês.
  4. Projeto de Sociabilização dos cães com histórico de mordedura: Projeto iniciado em 2011, que atende 35 animais, que saem para passear ou são soltos; atualmente estavam sendo trabalhados 15 animais. São animais que apresentam vários problemas, como dificuldade no uso de guia, agressividade com outros animais, possessividade, não aceitam o toque etc.

Serão 10 voluntários desligados do voluntariado, pois todos trabalham e só podem fazer o seu voluntariado nos finais de semana (voluntário é vacinado e tem um contrato de voluntariado com o DVZ).

 

A Cãominhada e demais projetos de voluntariado de finais de semana na DVZ continuam cancelados, quem mais perde são os animais. Ajude os projetos a voltarem, assinem a petição aqui e divulguem.

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admin da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologia e resenhas de livros, em aqui .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 28/08/2019 por em Você Sabia?.

Navegação

%d blogueiros gostam disto: